Megaoperação de combate ao tráfico deve vir para MS



foto
Foto: Valdenir Rezende/ Correio do Estado
Reunião aconteceu a portas fechadas no Comando Militar do Oeste

Operação Ágata deve vir para Mato Grosso do Sul e intensificar o combate ao tráfico de drogas, ao contrabando e descaminho de armas e munições, à extração de minerais e madeiras de forma ilegal, ao tráfico de animais silvestres e à biopirataria. Ainda não foi confirmada a data em que a operação será deflagrada.


Desde sexta-feira (5), a operação foi deflagrada na região dos municípios de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, áreas de fronteira do Amazonas. A operação conta com apoio de 3,5 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica e 35 aeronaves de Caça.
Várias autoridades participaram nesta manhã de uma reunião a portas fechadas no Comando Militar do Oeste (CMO) para discutir sobre o plano estratégico de fronteira. Dentre as autoridades presentes, estavam 10 deputados federais de Mato Grosso do Sul, comandantes do CMO, representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Denar, secretários de segurança pública de Estados que fazem fronteira com países vizinhos e o representante do Ministério da Defesa, coronel Gustavo Luiz Sodré.
O General da brigada do CMO e chefe de operações Valério Stumpf disse que o plano é dividido em 4 ações: integração das forças armadas, criação de melhores condições de trabalho para a polícia e ações de repressão (Sentinela e Ágata). No Estado já foram realizadas 4 operações esporádicas.
O deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM), que faz parte da comissão de enfrentamento às drogas, disse que eles vão analisar o que já foi feito para o combate desses crimes e o impacto que eles causaram. “Vamos verificar o que é possível fazer. Queremos manter a diplomacia com países vizinhos”, completa.
O coronel Gustavo Sodré disse que para implantar uma operação em algum Estado, primeiramente é necessário realizar um trabalho de inteligência para ver a necessidade, depois é feito um acordo com os países da fronteira e somente após essas etapas que a operação é deflagrada.