Base do Projeto Tamar é inaugurada e tartarugas são soltas em Vitória


Nova base fica na Ilha do Papagaio, na Praça do Papa.
Segundo projeto, Vitória tem alto índice de tartarugas mortas no mar.



Uma nova base do Projeto Tamar foi inaugurada em Vitória, na manhã desta quarta-feira (23). A base fica na Ilha do Papagaio, ao lado da Praça do Papa, na Praia do Suá. A inauguração foi realizada durante a Feira do Verde, que acontece até o próximo dia 27.

Segundo o Projeto Tamar, a causa da criação de mais uma base é o grande número de tartarugas mortas que têm aparecido em Vitória. "Aqui temos o maior índice de tartarugas mortas, seja por captura em redes, por ingestão de lixo, ou até doenças que têm sido detectadas em áreas poluídas do mar", diz o coordenador do Projeto Tamar, João Carlos Thomé.

Para marcar o início das atividades da nova base na capital, duas tartarugas verdes foram soltas no mar.

De acordo com o Projeto Tamar, somente em 2011, 250 tartarugas mortas apareceram nas praias capixabas. Entre elas, muitas tartarugas gigantes foram encontradas. No litoral Norte do Espírito Santo, somente no último mês, quatro tartarugas gigantes foram encontradas. O Ibama informou que realiza fiscalizações quanto à pesca com redes irregulares em todo o estado. Neste ano, está em curso a operação Argos, de combate à pesca ilegal. Também segundo o Ibama, as redes apreendidas são incineradas e não podem ser reaproveitadas.